Herding Cats

Reunir gatos? Pastorear gatos? Não é nada disso.

Segundo a Wikipédia, herding cats é ” An idiom denoting a futile attempt to control or organize a class of entities which are uncontrollable or chaotic”, ou seja, “uma tentativa inútil de tentar controlar ou organizar uma classe de entidades que são incontroláveis ou caóticas“. 

Ajudou? Não muito. Pois é.


Acho que uma boa definição seria “é como tentar controlar o incontrolável“. Mas eu ainda fico com “controlar um bando de gatos selvagens“. É bem mais visual. E eu sei que o coletivo de gatos é gataria, mas acho que um bando de gatos tem mais impacto.

Dá pra imaginar que tentar controlar um bando de gatos, deve ser algo muito difícil, quase impossível.

herding cats

Mas de onde vem essa expressão?

Encontrei duas possíveis explicações aqui. Uma delas conta que a expressão vem de tentar gerenciar programadores de computador. Considerando que já fui uma, e já gerenciei vários deles, posso afirmar que faz todo sentido, não é fácil.

Eu me deparei com essa expressão num seriado australiano onde a pessoa se referia à tentativa de controlar crianças pequenas. Se você já se viu no meio de um bando delas, com certeza vai se identificar.

Uma empresa aproveitou essa expressão e fez esse comercial muito bem bolado. Vale a pena assistir. Tem gatos! Muitos!

P.S.: O lindo de olhos verdes da foto é o Kyo, o gato do meu filho. Ele é bonzinho (o gato), mas se tivesse um bando deles, aí a coisa mudaria de figura.

 

%d bloggers like this: