Seeing is believing… or not

ver para crer

A tradução de seeing is believing é bastante comum, ver para crer.

Só que o artigo de hoje não é sobre tradução de expressões idiomáticas, mas sobre como algumas expressões perdem o sentido original.

É muito comum ver a frase: “Só acredito quando vir com meus próprios olhos”. Alguns até acrescentam “que a terra há de comer” para dar ênfase.


Sempre soube que essa expressão veio do Novo Testamento, em que Tomé só acreditou que Jesus tinha ressuscitado depois de ver suas chagas. Se você acredita ou não, é outra história.

Temos até a expressão “fazer o teste de São Tomé”. Se você nasceu no século passado, deve lembrar da propaganda do OMO em que as donas de casa faziam o teste de São Tomé para comprovar como o sabão em pó tirava as manchas do tecido.

O que me inspirou a escrever o artigo de hoje foi o vídeo abaixo em que um dragão em realidade aumentada sobrevoa o estádio na abertura do Campeonato de Beisebol na Coreia do Sul.

A tecnologia de realidade aumentada, ou augmented reality (AR), vai acabar com o sentido da expressão ver para crer. Vai ser preciso trocar o sentido de visão para tato, “pegar para crer”, para comprovar que você pode acreditar por que aquilo é real, de verdade, você pegou com suas próprias mãos.

Até que surja alguma outra tecnologia que a leve para o reino das expressões que não fazem mais sentido.

Um jovem de hoje em dia, que nunca viu um telefone de disco ou um orelhão, não entende porque a avó insiste em mandar discar o número da farmácia para pedir um remédio. Ou porque a tia disse que agora caiu a ficha quando finalmente entendeu porque não deve compartilhar todos os vídeos que recebe com todos os seus grupos do Whatsapp.

Da mesma forma, o jovem dos anos 2030 não verá o menor sentido na expressão ver para crer. E talvez nem saiba o que é Whatsapp.

Só o tempo dirá ou, como se diz em inglês, only time will tell.

Não é uma maravilha quando não temos que quebrar a cabeça para encontrar uma expressão equivalente porque a tradução literal serve perfeitamente?

Não deixe de assistir ao vídeo. É sensacional! Imagine como seria se você estivesse lá no estádio.

%d bloggers like this: