Soccer mom

Quantas vezes você já não escutou a expressão soccer mom em filmes e séries?

Soccer mom é uma expressão utilizada nos Estados Unidos para definir uma mulher geralmente casada, de classe média, que mora no subúrbio, dirige uma minivan e costuma levar os filhos para atividades esportivas, não necessariamente futebol.

Segundo a Wikipedia, a expressão passou a ser mais utilizada a partir da campanha presidencial de 1996, identificando as soccer moms como uma fatia importante do eleitorado. Se você tiver interesse em saber mais, dá uma olhada lá.


Eu escutei essa expressão soccer mom hoje num filme, e a tradução era “mãe que assiste futebol”. Ai!

Eu sei que as legendas não tem muito espaço e a definição é gigantesca. Além do mais, a mãe a que estavam se referindo era uma jornalista, não uma mulher que fica em casa cuidando dos filhos. Mas nada disso é motivo para uma tradução dessas.

Então a questão aqui é: Como traduzir essa expressão em português de uma forma que faça sentido e não deixe o leitor confuso?

Well…

A tradução mais próxima da definição original é dona de casa, mas não quer dizer que soccer moms não trabalhem. Mas, dependendo do contexto em que está sendo utilizada, pode ser a tradução mais adequada.

Outras traduções que podem servir, dependendo do contexto: supermãe, mãe de classe média, mãe em tempo integral, mãe exemplar, mãe de família.